"" Emma: Truques Psicológicos para Aumentar a Taxa de Conversão

quinta-feira, 15 de março de 2018

Truques Psicológicos para Aumentar a Taxa de Conversão



Você sabia que existem alguns truques psicológicos que os profissionais utilizam para aumentar a taxa de conversão? Continue lendo e entenda como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença quando o assunto é conversão de vendas e aprenda a utilizar esses truques a seu favor.

Princípio da Reciprocidade

O princípio da reciprocidade representa um ciclo de dar e receber. Esse princípio se baseia na ideia de que as pessoas geralmente retribuem favores. Nem sempre isso se concretiza, mas geralmente é o que ocorre.
No Marketing Online, essa estratégia também pode ser utilizada. O que os “marketeiros” fazem para aproveitar esse princípio é começar um ciclo de dar e receber, dando primeiro. Pense em um serviço online que oferece um período de testes gratuitamente. É justamente esse o princípio adotado.
No caso desses serviços (por exemplo Netflix, Spotify, etc), eles dão primeiro (fornecem o acesso grátis por um tempo), e seguindo princípio da reciprocidade, é mais provável que esses usuários se tornem clientes.
Práticas que se aplicam no Princípio da Reciprocidade:
  • Oferecer Brindes: Oferecer brindes é uma boa forma de começar o ciclo da reciprocidade. Seja um e-book, um vídeo especial, ou até mesmo uma música, seu público irá lembrar melhor de você e terá uma maior chance de devolverem o “favor”.
  • Ofereça Descontos: Ao oferecer descontos no seu website você também irá começar o ciclo da reciprocidade. Seu público terá grandes chances de retribuir o favor.

Princípio da Consistência e Comprometimento

As pessoas geralmente são consistentes em suas atitudes, por exemplo, se uma pessoa se acostuma a tomar café as 8 da manhã, provavelmente irá manter essa atitude por bastante tempo. Esse é o princípio da dedicação e comprometimento. As pessoas geralmente demonstram comprometimento a algo que seja consistente ao eles JÁ FAZEM / PRATICAM.
O que se encaixa no Princípio de Consistência e Comprometimento
  • Período de Teste Grátis: Voltando ao caso da Netflix, para ilustrar esse ponto. Lembra que citamos que a Netflix começa o ciclo da reciprocidade, oferecendo algo PRIMEIRO? Pois isso também se encaixa no princípio da Consistência e Comprometimento. Como a pessoa se ACOSTUMOU a assistir a Netflix todos os dias, durante esse mês de teste, as chances dela se COMPROMETER a isso (assinar o serviço) são muito maiores, pois é uma prática que se tornou CONSISTENTE nas últimas semanas.
  • Política de Reembolso: A política de reembolso também é uma boa ideia. Ela passa a mensagem de “tudo bem se você não gostar, você pode testar primeiro”. Ao introduzir uma política de reembolso, é você que está oferecendo uma opção “sem compromisso” para seus clientes. Mas é justamente aqui que começa o truque psicológico, usando o princípio de Compromisso e Consistência. A partir do momento que a pessoa começar a usar um produto ou serviço por alguns dias, sem perceber já estará criando um COMPROMETIMENTO, pois será uma prática CONSISTENTE. Dessa forma, é bastante improvável que a pessoa queira desistir.

Truque da Prova Social

Suponha que você quer comprar uma TV, entra numa loja online e pesquisa um modelo de TV. O que seria um bom indicador de que aquela TV é um bom produto, sendo que você irá comprar online? É aí que entra a Prova Social. A prova Social são como pegadas para serem pela internet, mostrando o caminho do que é bom e o que não é.
Os publicitários se aproveitam disso o tempo todo. O Facebook é uma boa plataforma para usar o princípio da Prova Social. O Facebook leva em consideração a quantidade de likes e comentários para rankear publicações no feed. Um post com muitos likes e comentários geralmente ficará mais acima no feed por causa disso. E quando vemos um post no Facebook com mais de 500 mil curtidas e comentários significa, com certeza, que aquela publicação viralizou.
O que se encaixa no Princípio da Prova Social
  • Mostre as Ações de Usuários no seu Site: Mostre ao seu público o que outras pessoas realizaram no seu site. Coloque um contador de compartilhamentos, curtidas, comentários, etc. Isso ajuda a estabilizar uma boa Prova Social. Se você quiser se aprofundar ainda mais, pode incluir um contador de visitas, contador de Inscritos no seu canal do Youtube, ou até mesmo quantidade de impressões no Google.
  • Incentive a Participação do Público: Isso funciona muito bem como Prova Social, qualquer sinal de que alguém esteve no seu site ajuda a construir a sua imagem.
  • Mostre Depoimentos de Consumidores: Essa pode ser a ferramenta mais poderosa para usar em conjunto com a prova social. Os depoimentos de clientes ou testemunhos são o que carregam mais peso para influenciar novos compradores. De uma perspectiva de um lead em potencial, saber que outras pessoas compraram seu produto e deram um bom depoimento pode ser a motivação final para realizar a compra.

Princípio da Autoridade

As pessoas são influenciadas por autoridades, simples assim. Se você for uma autoridade no seu ramo, você tem poder de convencer as pessoas mais facilmente, comparando com alguém que não seja autoridade.
Existem 2 formas que os profissionais do marketing online podem usar isso para te influenciar. Uma é contratar uma autoridade no ramo, ou a segunda é eles mesmos se tornarem uma autoridade no assunto.
Se você pretende contratar uma autoridade, verifique se ela é compatível com o ramo. De nada adianta você contratar um especialista em fitness se seu site fala sobre maquiagem.
A outra alternativa é você mesmo construir uma figura de autoridade de si mesmo. Pode parecer difícil, mas não é impossível. Procure acumular excelentes materiais de autoria própria e com português perfeito. Conforme seu site for se popularizando, você estará a caminho de criar uma autoridade positiva para seu site. A partir daí, ficará muito mais fácil convencer compradores.
O que se Encaixa no Princípio da Autoridade
  • Opinião de Profissional: Coloque a opinião de um profissional em seu site, isso aumenta muito sua autoridade no ramo.
  • Escreva Conteúdo Excelente: Escrever conteúdo excelente mostra para as pessoas que você entende do assunto e sabe do que está falando. E esse é o segredo para ser uma autoridade no seu nicho.
  • Faça uma Parceria com uma Autoridade do seu Nicho: Fazer uma parceria com uma autoridade pode ajudar a melhorar a sua influência no ramo. Mas tome cuidado, não abuse dessa prática, pois depender demais de terceiros pode dar uma má impressão para seu público.

Conclusão

Então é isso pessoal, esses são os pequenos truques psicológicos que, caso aplicados corretamente, irão melhorar bastante as suas conversões. É importante ressaltar que cada um desses truques já funciona muito bem, mas quando colocados em conjunto é que o verdadeiro poder aparece. Procure utilizar essas dicas nas suas estratégias e verá a diferença nas conversões.


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